5 minutos de mim - Enfrentando uma Doença Rara

7/21/2017 01:35:00 PM 0 Comentários A + a -


Olá pessoal,
Hoje no quadro 5 minutos de mim, vou falar sobre o problema de saúde que enfrento em minha vida. No começo desse ano fui diagnosticada com uma doença rara chamada Miastenia Gravis. Antes de compartilhar como ficou minha vida depois de descobrir esse problema vou explicar rapidamente o que é essa tal de miastenia Gravis.


A miastenia Gravis nada mais é do que uma doença auto imune que ataca um neurotransmissor existente em nossos corpos. Bom, mas talvez vocês se perguntem, como funciona essa doença?
Quando decidimos mexer um braço por exemplo, nossos cérebros enviam o comando aos músculos do braço por meio de impulsos nervosos. Esses impulsos são enviado aos músculos por meio dos neurotransmissores. Na miastenia o nossos anticorpos destroem os neurotransmissores. Com isso os impulsos nervosos não chegam a 100% das células dos músculos, causando fadiga e má funcionamento de partes do corpo.

Vou dar um exemplo:

O cérebro envia um impulsos nervosos para levantar um braço. Por causa da miastenia 50% dos músculos não receberam essa informação já que os neurotransmissores foram destruídos pelo meu sistema imunológico. Então para levantar o braço os músculos precisam fazer o dobro de esforço para suprir a falta das células que não receberam o impulso, isso acaba provocando fraqueza e o mal funcionamento de partes do corpo.

Gente no começo foi muito complicado para conviver com esse problema, pois muitas vezes eu não tinha força nem para levantar da cama. Teve dias em que fiquei o dia inteiro sem conseguir ir ao banheiro, tive que esperar meu marido chegar do serviço para me ajudar a me locomover pela casa. Atualmente, mesmo com o tratamento já dando os primeiros sinais de eficácia, ainda sim sinto algumas limitações, me falta força nas mãos para executar tarefas simples e corriqueiras.
E para piorar sofro muito com o preconceito de pessoas que por falta de conhecimento me julgam, dizendo que sou preguiçosa ou que não tenho força de vontade para executar as tarefas. Na verdade força de vontade eu tenho, o que me falta é a força muscular.

Bom atualmente eu convivo com os seguintes sintomas: fraqueza em todo o corpo, as vezes minha visão fica dupla, muitas vezes sinto dificuldades para respirar, falar e até mesmo engolir a saliva. E infelizmente esse problema não tem cura, somente tratamento. O tratamento é realizado por meio de remédios, além das sessões de fisioterapia, e as consultas com o fonoaudiólogo e neurologista.

As vezes fico sem gravar justamente pela limitação ou pelo cansaço físico, mas agora como o tratamento já está fazendo efeito, vou me dedicar a fazer os videos para nos mantermos sempre juntas e ligada Tem vídeo no canal relacionado a esse post: Veja Aqui!

Bom por hoje é só pessoal. Se tiverem sugestões de novos assuntos não esqueçam de enviar comentários. Bjos.