Associação do ácido acetilsalicílico com aumento do fluxo Sanguíneo ou Anemia ferropriva.

12/06/2018 11:12:00 AM 0 Comentários A + a -

 Olá meus amores, tudo bem?
Bom hoje escreverei sob algo que aprendi na faculdade, que me espantou, por nunca ninguém ter comentado sobre esse assunto! Vou falar sobre associação do ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina, com a anemia ferropriva em mulheres férteis, com objetivo  de conscientizar vocês a respeito do consumo de fármacos com AAS no período menstrual.

Meu professor de Hematologia comentou a respeito numa aula e fui buscar mais informações. Com base numa revisão feita por duas ginecologistas e obstetras Lilian P. Rodrigues e Silvia Regina P.F.Jorge, publicada pela revista brasileira de hematologia e hemoterapia em julho de 2010, sobre deficiência de ferro na mulher adulta.  Observa-se a associação do AAS com anemia ferropriva, a grande maioria das mulheres férteis faz o uso de aspirina para alívio dos sintomas da TPM, sem conhecimento que o fármaco pode aumentar o fluxo e desencadear uma anemia ferropriva. 
 Anemia Ferropriva é umas das doenças que crescem cada vez mais no mundo, só aqui no Brasil mais de 2 milhões de casos confirmado por ano segundo os dados da organização mundial da saúde (OMS), que mostra claramente como a população é afetada, a maioria é do sexo feminino em período fértil.
 Durante o ciclo menstrual, com o sangramento natural o organismo acaba perdendo quantidades significativas de ferro, com o uso do ácido acetilsalicílico para o alívio das cólicas, o fluxo sanguíneo pode aumentar por ser um anti agregante plaquetário, e progredir para uma hemorragia, como consequência uma anemia ferropriva. Então amores as vezes ficamos mais dias sangrando do que o normal e não sabemos por que, pode sim esta associado com o medicamento que tomamos antes e durante, em cima dessa informação separei alguns medicamentos mais utilizados.
Alguns dos comprimido mais utilizados
Medicamentos Laboratórios
AAS (Comprimido) Sanofi
AAS Protect (Comprimido) Sanofi
Acetildor (Comprimido) Sobral
Aspirina (Comprimido) Bayer
Cafiaspirina (Comprimido) Bayer
Calmador (Comprimido) Laboratório Saúde
Coristina D (Comprimido) Mantecorp
Doril (Comprimido) Cosmed
Dormec (Comprimido) IMEC
Engov (Comprimido) Cosmed
Melhoral (Comprimido) Cosmed
Sonrisal (Comprimido) Glaxosmithkline Brasil
Espero ter ajudado, esse tema utilizei em um trabalho da faculdade e quis compartilhar com vocês. Com essa informação fiquem cientes dos riscos do AAS que muitas vezes não é informado numa consulta médica, sobre o uso de medicamentos por mulheres menstruadas ou em tensão pré- menstrual (TPM).  Lembrem-se que qualquer sintomas procurem um médico ginecologista.
Referências